top of page

Mestrado Profissional

BIOENERGIA E GRÃOS

Área de Concentração: Agroenergia

Descrição: O Estado de Goiás, mais especificamente o sudoeste Goiano, se destaca por compatibilizar na agricultura a produção de bioenergia/biomassa e grãos, mesmo diante de uma política exacerbadamente focada na produção do setor sucroenergético. Nesse contexto, essa proposta, cuja Área de Concentração é denominada Agroenergia é um instrumento que visa capacitar profissionais para atuar no desenvolvimento de tecnologias de produção agrícola, principalmente, visando melhorias/adequação no manejo para o aumento da produtividade de culturas voltadas para produção de biomassa/bioetanol e grãos, bem como, para o cultivo de novas e potenciais espécies alternativas na produção de agroenergia. O investimento em pesquisa aplicada e a formação de recursos humanos para atuar na área de biomassa/bioetanol e grãos se faz necessário para melhorias e avanços na cadeia produtiva, trazendo inovação e sustentabilidade ao setor. Essa proposta se configura como um espaço para a demonstração de que Goiás, com o destaque para o município de Rio Verde, continua sendo um grande produtor de grãos e um excelente transformador de matérias-primas, uma vez que os biocombustíveis favorecem valorização dos grãos.

Please reload

LINHAS DE PESQUISA

Linha 1: Produção de Culturas Bioenergéticas

Esta linha propõe pesquisas voltadas para o desenvolvimento de tecnologias inovadoras objetivando o aumento da produtividade agrícola de culturas produtoras de grãos e biomassa tradicionais, bem como, a inserção de espécies bioenergéticas alternativas no cenário agrícola do Cerrado Goiano, visando maximizar a ciclagem de nutrientes e minimizar os impactos ao ambiente.

Please reload

Linha 2: Sanidade de Culturas Bioenergéticas

Esta linha engloba as pesquisas voltadas ao desenvolvimento de um conjunto de práticas destinadas a prevenir, controlar e/ou erradicar organismos nocivos (pragas, doenças, nematóides e plantas daninhas) a fim de minimizar e evitar prejuízos econômicos às culturas agrícolas voltadas para a produção biomassa e grãos. Visa também estudar novas tecnologias para assegurar a sanidade da cultura agrícola em toda sua cadeia produtiva, satisfazendo as exigências econômicas, ecológicas e toxicológicas.

Please reload

bottom of page