top of page

Rede Arco Norte/

Polo de Inovação

em Bioenergia e Grãos

Objetivo

A Rede Arco Norte, unidade de Rio Verde com foco em Bioenergia e Grãos tem por objetivo gerir e fomentar pesquisas com ênfase no desenvolvimento de sistemas de produção, confecção de novos equipamentos agrícolas, ferramentas de diagnóstico e manejo de problemas fitossanitários, manejo da adubação e melhoraria da eficiência do uso de nutrientes, bem como, a utilização dos resíduos vegetais e animais para a melhoria dos processos envolvidos na obtenção de bioenergia. Com isso, atender a necessidade de consolidar e capacitar profissionais nos diversos níveis de ensino para atuar em Agrocombustíveis.

Sobre a Unidade de Rio Verde
 

A Rede Arco Norte Unidade de Rio Verde com foco em Bioenergia e Grãos está sendo construído em área com mais de 6 hectares no município de Rio Verde-GO. É vinculada à Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do IF Goiano. Será localizado às margens da Rodovia 174 km 15, s/n, saída para Montividiu.

+ Notícias

A Rede Arco Norte/ Polo de Inovação vem desenvolvendo diversas atividades para consolidar e capacitar profissionais na utilização da mais alta tecnologia  em agricultura de precisão.  Nesse intuito, foi realizado mais um Curso " Utilização de Drones (RPAS) na agricultura: Manejo de doenças de plantas" ministrado pelo Prof. Alaerson Maia Geraldine no evento Seciagri em Urutaí. Essa foi mais uma oportunidade para capacitação dos alunos do IF Goiano na utilização de tecnologias inovadoras na agricultura. Os temas abordados no curso foram: Mercado de Drones; Legislação; Critérios para seleção de RPAS (Sistema de Aeronaves Remotamente Pilotadas);  Pilotagem com segurança; Planejamento e execução de projetos e missões de voo; Processamento de imagens; Principais utilizações de RPAS na Agricultura. 

O pesquisador Alaerson complementa que a realização de cursos como este é fundamental para consolidação da tecnologia de RPAS na agricultura. O agrônomo tem papel fundamental na interpretação dos resultados obtidos com Drone. Portanto, o agrônomo que pretende utilizar essa valiosa ferramenta precisa  capacitar-se. 

Segundo Alaerson, a realização de pesquisas com Drones é muito importante na consolidação dessa tecnologia. Nesse sentido, a Rede arco Norte/ Polo de Inovação vem desenvolvendo pesquisas para utilização de Drones nas áreas Fitopatologia, Matologia, Entomologia e Nutrição Mineral de Plantas.

Notícias

O pesquisador Gustavo Castoldi, da Rede Arco Norte/Polo de Inovação, participou nos dias 17 a 19 de maio, em Campinas (SP), do workshop de lançamento do projeto NUCLEUS: A virtual joint centre to deliver enhanced Nitrogen Use Efficiency via an integrated soil-plant systems approach for the Uk & Brazil.

​

Veja a matéria na íntegra clicando aqui

 

(15/06/2016)

Os docentes Giselle Mendes e Lucas Anjos, da Rede Arco Norte, ministram disciplina de fisiologia vegetal no Programa de Mestrado Profissional em Irrigação no Cerrado, Campus Ceres do IF Goiano. A disciplina de fisiologia vegetal aplicada é de extrema importância para os alunos desse curso, tendo em vista que esse curso prioriza uma excelente capacidade de compreensão do sistema solo-água-planta-atmosfera para solução de problemas enfrentados pelos agricultores irrigantes na região do Vale de São Patrício e norte goiano. Desse modo, otimizando os sistemas produtivos locais que têm a água como um dos principais fatores de produção.

(15/06/2016)

Na ultima sexta-feira (13/05) o Prof. Pablo D.S. Cabral da Rede Arco Norte/Polo de Inovação proferiu a palestra intitulada de PRODUÇÃO DE BIOMASSA E BIOENERGIA na XXXI Jornada Agronômica da Faculdade ULBRA de Itumbiara-GO.

Curso Utilização de Drones (RPA) na Agricultura: Manejo de doenças de plantas com Professor Alaerson M Geraldine- Rede Arco Norte/ Polo de Inovação 5a SEAGRO Semana Agronômica Instituto Federal Goiano Campus Rio Verde.

(18/05/2016)

bottom of page