top of page

Linhas de Pesquisa

Linha 1: Produção de Culturas Bioenergéticas

Esta linha propõe pesquisas voltadas para o desenvolvimento de tecnologias inovadoras objetivando o aumento da produtividade agrícola de culturas produtoras de grãos e biomassa tradicionais, bem como, a inserção de espécies bioenergéticas alternativas no cenário agrícola do Cerrado Goiano, visando maximizar a ciclagem de nutrientes e minimizar os impactos ao ambiente.

Please reload

Linha 2: Sanidade de Culturas Bioenergéticas

Esta linha engloba as pesquisas voltadas ao desenvolvimento de um conjunto de práticas destinadas a prevenir, controlar e/ou erradicar organismos nocivos (pragas, doenças, nematóides e plantas daninhas) a fim de minimizar e evitar prejuízos econômicos às culturas agrícolas voltadas para a produção biomassa e grãos. Visa também estudar novas tecnologias para assegurar a sanidade da cultura agrícola em toda sua cadeia produtiva, satisfazendo as exigências econômicas, ecológicas e toxicológicas.

Please reload

PROJETOS DE PEQUISA

1-Título: Estabelecimento de protocolo para sistema de alerta para mofo-branco em lavouras de soja.

Responsável: Prof. Dr. Alaerson Maia Geraldine

Descrição: O IF Goiano está inserido nas diversas regiões do Estado de Goiás, mais especificamente a Rede Arco Norte/Polo de Inovação juntamente com o campus Rio Verde estão no Sudoeste Goiano. Nessa região, a soja prevalece como a principal commodity, sendo responsável por aproximadamente 2% da produção do país. Entretanto, muitos patógenos como fungos, bactérias, vírus e nematoides podem ocasionar grandes perdas de produtividade ou até mesmo inviabilizar a produção do grão. Nesse contexto, o patógeno Sclerotinia sclerotiorum que é o agente causal da doença conhecida como mofo-branco, ocorre em aproximadamente 2,7 milhões de hectares da área de cultivo de soja no Brasil, causando perdas que podem chegar a cerca de 40%. O conhecimento detalhado do patossistema e a utilização racional do controle químico do mofo branco é o primeiro passo para obtenção de bons resultados. Os escleródios de S. sclerotiorum, germinam formando apotécio que através das ascas liberam e ejetam no ar os ascósporos que são os maiores responsáveis pela disseminação da doença no campo. A infecção via ascósporo só ocorre no período da floração, pois a flor é fonte rica de nutriente e apresenta todas as condições necessárias para o desenvolvimento do patógeno. Portanto, determinar uma metodologia simplificada para estimar a densidade de ascósporos presentes no período de floração da cultura pode ser uma excelente alternativa para estimar a risco de ocorrer uma epidemia de mofo-branco. Dessa forma, as pulverizações de fungicidas podem ser guiadas por estimativas da densidade de ascósporos na área cultivada. Por fim, os agricultores poderão realizar o uso racional dos fungicidas. Objetiva-se, portanto reduzir o custo de produção com a redução de aplicações desnecessárias, em caso de baixa densidade de ascósporos presentes no ar, haja visto que fungicidas para o controle do mofo branco podem aumentar demasiadamente os custos de produção. Com o auxílio dessa ferramenta (metodologia) o consultor poderá orientar o produtor de soja de forma a otimizar aplicação de fungicidas para o controle de mofo-branco.

 

Equipe: Alaerson Maia Geraldine e Gustavo Castoldi

Início: 2015

Financiador: CNPq/SETEC

2-Título: Utilização de veículo aéreo não tripulado para detecção e mapeamento de áreas infestadas por Pratylenchus brachyurus na cultura da soja.

Responsável: Prof. Dr. Alaerson Maia Geraldine

Descrição: A soja (Glycine max (L.) Merrill) encontra-se entre as principais culturas de importância agrícola no país, pela área plantada e recursos movimentados no país para a produção da comoditie. Atualmente o Brasil é o segundo maior produtor mundial, atrás apenas dos Estados Unidos, sendo cultivada em vários estados do Brasil e ocupando 49% da área plantada com grãos no país. Entre os agentes causadores de doenças em plantas cultivadas, o presente trabalho enfatizará o papel dos fitonematoides, por sua importância econômica crescente e um controle padrão ainda não definido em grande escala, com destaque para os nematoides do gênero Pratylenchus. O gênero Pratylenchus é atualmente o segundo maior gênero de importância agrícola no país, atrás dos nematoides formadores de galhas, que são do gênero Meloidogyne, sendo a espécie de maior destaque Pratylenchus brachyurus (Godfrey) Filipjev & S. Stekhoven. O presente estudo visa detectar alterações na reflectância das plantas de soja infectadas por nematoides das lesões radiculares (Pratylenchus brachyurus) utilizando imagens aéreas obtidas com veículo aéreo não tripulado (VANT) para identificação de áreas infestadas por este fitopatógeno. É esperada a identificação de faixa espectral compatível para detectar as alterações fisiológicas da planta de soja devido ao ataque de nematoides do gênero Pratylenchus. Paralelamente, pretende-se ajustar metodologia de sobrevoo com VANT em áreas de soja para estimar níveis de infestação com nematoide das lesões radiculares e assim viabilizar a geração de mapas de infestação que poderão ser utilizados como mais uma ferramenta para a agricultura de precisão. Dessa forma, o uso da reflectância espectral de plantas para estimar populações de P. brachyurus da soja poderá tornar o processo de amostragem mais eficiente e amplamente adotado.

 

Equipe: Alaerson Maia Geraldine/ Agna Rita dos Santos Rodrigues

Início: 03/02/2015

Financiador: IF Goiano/COMIGO/GAPES

3-Título: O papel biotecnológico dos fungos micorrízicos arbusculares Glomus clarum no aumento da tolerância ao déficit hídrico em plantas de soja.

Responsável: Prof. Dra. Giselle Camargo Mendes

Descrição: A soja [Glicine max (L.) Merrill] se destaca como uma das leguminosas mais importantes do mundo. O Brasil é o maior exportador de soja do mundo, e o segundo maior produtor mundial de soja, ficando atrás apenas dos Estados Unidos. Na região Centro-Oeste, principal região produtora de soja do Brasil, se destaca o estado de Goiás. O déficit hídrico causa uma série de mudanças fisiológicas, bioquímicas e moleculares, e é um dos principais fatores que limita a produtividade vegetal. Umas das alternativas para minimizar o estresse hídrico em plantas cultivadas pode ser a utilização de fungos micorrízicos arbusculares (FMA), os quais podem se associar com as plantas. Os Faz são capazes de colonizar praticamente todas as plantas cultivadas. A maior resistência ao estresse hídrico de plantas micorrizadas, pode ser explicado devido o aumento do volume de raízes, desenvolvimento do micélio externo, da capacidade de explorar e absorver água do solo pelas hifas, aumento da turgescência foliar, redução do potencial osmótico, reduzindo danos oxidativos causados por espécies reativas de oxigênio (EROs), alterações nos níveis dos fitormônios causando mudanças na condutância estomática e melhoria na nutrição das plantas. Apesar de alguns estudos relatarem o efeito benéfico dos FMAs na tolerância ao déficit hídrico, há uma escassez de informação a cerca do efeito da utilização dos fungos do gênero Glomus, no crescimento das plantas de soja, e as respostas fisiológicas destas plantas diante da restrição hídrica. O projeto proposto visa avaliar a associação dos fungos Glomus clarum, em plantas de Glycine max, através das respostas fisiológicas e bioquímicas destas plantas sob restrição hídrica. Este estudo irá proporcionar a geração de ferramentas e alternativas para a obtenção de culturas vegetais resistentes aos estresses abióticos.

 

Equipe: Giselle Camargo Mendes, Lucas Anjos Souza, Paula Martins, Aurélio Rúbio Neto.

Início: 2015

Financiador: IF Goiano/ COMIGO.

4-Título: Ação de Diferentes Maturadores na qualidade dos Híbridos comerciais de Sorgo Sacarino.

Responsável: Prof. Dra. Giselle Camargo Mendes

Descrição: O emprego de maturadores tem sido de significativa relevância para o suprimento do complexo industrial. Com o intuito de aumentar a qualidade tecnológica de matéria-prima, a utilização de maturadores tem se tornado imprescindível no alcance deste objetivo, principalmente na cultura de cana de açúcar. Os maturadores possibilitam, dentre outros benefícios, o atraso no desenvolvimento vegetativo, aumento do teor de sacarose, e com isso o aumento na produtividade de colmos e açúcar. Neste contexto, o objetivo deste trabalho é avaliar a qualidade tecnológica dos híbridos comerciais Sorgo Sacarino em função da aplicação de maturadores, em meio à safra. Os maturadores químicos promoveram incremento nas variáveis tecnológicas do caldo. Com este projeto espera-se verificar se os maturadores antecipam e mantém a maturação natural e assim disponibilizar matéria-prima da boa qualidade para industrialização antecipada, alem de auxiliar no manejo das variedades.

 

Equipe: Giselle Camargo Mendes, Lucas Anjos Souza, Paula Martins, Aurélio Rúbio Neto.

Início: 2015

Financiador: IF Goiano/Nexsteppe.

5-Título: Desenvolvimento de pacote tecnológico para o manejo da adubação de sorgo biomassa e sorgo etanol.

Responsável: Prof. Dr. Gustavo Castoldi

Descrição: A demanda por biomassas dedicadas tem aumentado em função da recorrente crise energética que o Brasil tem passado. Nesse contexto, o sorgo biomassa e o sorgo etanol despontam como potenciais culturas bioenergéticas, em decorrência principalmente da elevada capacidade produtiva em um curto período de tempo. Para que o cultivo de tais culturas seja ainda mais difundido, entretanto, é necessário o preenchimento de algumas lacunas relacionadas ao seu manejo, tais como a recomendação de adubação. A obtenção de informações mais conclusivas no tocante ao manejo nutricional é fator chave para o sucesso do cultivo dessas culturas, e a obtenção de qualquer avanço na temática certamente contribuirá para o aumento do interesse no seu cultivo, aumento da produtividade e, sobretudo, aumento da eficiência produtiva. Nesse contexto, temos trabalhado na condução de ensaios envolvendo a adequação de doses, a determinação da marcha de absorção de nutrientes, bem como o uso de clorofilômetro portátil e de imagens aéreas como ferramenta para melhorar o manejo da adubação. A análise conjunta de todas as informações obtidas possibilitará o desenvolvimento de um pacote tecnológico que contribuiria para a melhoria do manejo da adubação das culturas.

 

Equipe: Gustavo Castoldi, Alaerson Maia Geraldine, Pablo Diego Silva Cabral, Thomas Jeferson Cavalcante, Matheus Martins Nogueira e Murillo Lima da Silva.

Início: 2014

Financiador: IF Goiano/Nexsteppe.

6-Título: Otimização e difusão de tecnologias para inclusão de plantas de cobertura em sistemas de produção de grãos do Sudoeste Goiano

Responsável: Prof. Dr. Gustavo Castoldi

Descrição: Tecnologias que incluem o cultivo de plantas de cobertura já fazem parte de sistemas de produção e têm apresentado bons resultados, entretanto, são muito pouco utilizadas na região.  Nesse âmbito que o projeto atuará, com o intuito de mostrar ao agricultor que tais tecnologias podem ser importantes ferramentas no manejo dos sistemas agrícolas e que bons resultados podem ser obtidos com a sua adoção, inclusive uma eventual maior rentabilidade.  A fim de atender esses objetivos serão conduzidos ensaios de campo e realizadas diversas ações de difusão e transferência de tecnologia para os produtores rurais e demais interessados.  Os ensaios de campo serão conduzidos em solos com distintas características granulométricas, e o sistema convencional de sucessão soja/milho safrinha em cultivo solteiro será comparado com sistemas nos quais o milho safrinha será consorciado com crotalária spectabilis, brachiaria brizantha e brachiaria ruziziensis.  Serão avaliadas, dentre outras coisas, a ciclagem de nutrientes e a fertilidade do solo, a dinâmica de plantas daninhas e nematoides, a produtividade das culturas e a viabilidade econômica dos sistemas.  Essas avaliações foram definidas em função das necessidades dos produtores rurais, de modo que podem facilitar o processo de difusão e aceitação das tecnologias pelos mesmos. 

 

Equipe: Gustavo Castoldi/Renata Pereira Marques

Início: 2014

Financiador: CNPq/SETEC

7-Título: Eficiência no uso do nitrogênio em sorgo biomassa sob estresse por alumínio.

Responsável: Prof. Dr. Lucas Anjos de Souza

Descrição: O sorgo é uma gramínea que apresenta diversas finalidades em função de sua morfologia e hábito de crescimento. Basicamente, são 4 tipos de sorgo: granífero, sacarino, forrageiro e vassoura. Um quinto tipo, o biomassa, vem sendo extensivamente utilizado como alternativa para geração de bioenergia a partir de sua queima em caldeiras. O estado de Goiás é o principal produtor de sorgo do Brasil, segundo o IBGE, contribui com aproximadamente 40% de toda a produção nacional. Entretanto, essa região apresenta solos ácidos, com alta taxa de alumínio tóxico solúvel. Sabemos que aproximadamente 50% das terras agricultáveis do mundo apresentam características ácidas e a toxicidade do Al+3 nesses solos é o principal fator da limitação da produtividade agrícola. Além disso, para manter a produtividade estima-se que aproximadamente 90 a 110 Tg de fertilizantes nitrogenados são aplicados em solos agricultáveis do mundo todo, entretanto, é reconhecida perdas significativas entre 50% e 70% de N, porém ainda não se sabe como, de fato, é o uso de N em condições de estresse por Al. Diante dessas questões, o projeto tem como objetivo identificar híbridos com melhor eficiência no uso do nitrogênio em condições de exposição ao Al+3, de modo que a produtividade seja alcançada de forma sustentável e eficiente.

 

Equipe: Lucas Anjos de Souza, Aurélio Rúbio Neto, Fabiano Guimarães Silva, Giselle Camargo Mendes, Paula Fabiane Martins.

Início: 2015

Financiador: IF Goiano/Nexsteppe

8-Título: Culturas energéticas para fitorremediação.

Responsável: Prof. Dr. Lucas Anjos de Souza

Descrição: A fitorremediação utiliza a capacidade de absorção, acumulação degradação de substâncias e/ou elementos tóxicos nos tecidos vegetais para remediar ambientes contaminados com metais, sendo caracterizada como uma opção ambientalmente adequada. Atualmente, o gargalo da fitorremediação é o destino do material vegetal recuperado e a possibilidade de geração de valores com esse material. Dentro desse contexto, culturas destinadas à produção de energia baseada em biomassa se tornam modelos atraentes para aumentar a atratividade do processo de fitorremediação. Geralmente, essas espécies apresentam alta capacidade de produção de biomassa e não são exigentes em relação à fertilidade do solo, além de serem tolerantes a diversos estresses bióticos e abióticos, fatores que sugerem sua utilização como fitorremediadoras. Portanto, este projeto busca avaliar a tolerância de variedades de cana-de-açúcar contrastantes no teor de lignina e sorgo biomassa a diversos tipos de contaminantes orgânicos e inorgânicos. Dessa forma, gerando perspectivas de utilização dessas espécies em áreas impactadas e improdutivas tornando possível a remediação do solo associada à destinação do material para geração de energia baseada em biomassa.

 

Equipe: Lucas Anjos de Souza, Aurélio Rúbio Neto, Fabiano Guimarães Silva, Giselle Camargo Mendes, Paula Fabiane Martins.

Início: 2015

Fonte Financiadora: IF Goiano

9-Título: Criação do banco de germoplasma de micro-organismos do IF Goiano – Campus Rio Verde.

Responsável: Prof. Dra. Paula Fabiane Martins

Descrição: A variabilidade entre os organismos e entre os complexos ecológicos dos quais eles fazem parte não somente formam a base de muitos produtos comerciais, mas também escoram nossa existência através de serviços essenciais ao ecossistema. Apesar do valor econômico agregado, muitos estudos apontam para o rápido declínio da diversidade biológica. Como tentativa de regulamentar a sustentabilidade do uso deste recurso, e também assegurar a manutenção e recuperação do mesmo, políticas legais e programas de conservação foram criados. O IF Goiano – Campus Rio Verde tem desenvolvido relevantes pesquisas em diversas áreas relacionadas ao ambiente, tendo muitas vezes a biodiversidade do Cerrado como ponto de partida para o diferencial do produto ou processo gerado pelos estudos. A organização de um banco de germoplasma único e representativo da instituição é uma demanda atual para assegurar a continuidade dos estudos e pesquisa na área de agronegócio e biodiversidade. A criação do banco de irá aumentar a eficiência operacional quanto à manutenção das coleções já existentes do IF Goiano – Campus Rio Verde, além de assegurar a viabilidade deste recurso genético tão representativo da biodiversidade do Bioma Cerrado.

 

Equipe: Paula Fabiane Martins/Aurélio Rubio Neto/Alaerson Maia Geraldine/ Giselle Mendes Carvalho/Lucas Anjos de Souza/ Agna Rita dos Santos Rodrigues

Início: 2016

Financiador: IF Goiano/ Empresa Codi.Mobi

10-Título: microbiolização em cana-de-açucar na otimização do sistema de mudas pré-brotadas.

Responsável: Prof. Dr. Paula Fabiane Martins

Descrição: Ao longo da historia do país, a cultura de cana de açúcar teve vários momentos em evidência, seja devido à representatividade no setor alimentício, ou, mais recentemente, pela produção de biocombustíveis. Este último fator gerou um salto tecnológico visando aumento de produtividade e sustentabilidade ao agronegócio. Uma das iniciativas de sucesso foi o sistema de mudas pré-brotadas, lançado pelo Instituto Agronômico de Campinas, o qual agrega qualidade à lavoura devido qualidade e uniformidade das mudas pré-brotadas, e redução custos de matéria prima no plantio. A presente proposta visa melhorar este sistema através da técnica de microbiolização, a qual utiliza a versatilidade do metabolismo microbiano para melhorar a performance da muda, dirigindo as características da interação entre organismos para aumentar a taxa de crescimento ou mesmo induzir sistema de resistência da planta. O diferencial do metabolismo da interação planta-microrganismo será buscado em bactérias isoladas do microbioma do Cerrado, a partir de coleções do IF Goiano, explorando a diversidade genética oriunda de um ambiente ainda pouco estudado.

 

Equipe: Paula Fabiane Martins/Aurélio Rubio Neto

Início: 2016

Financiador: IF Goiano.

11-Título: Isolamento de estirpes de Bacillus thuringiensis para o controle de lagartas desfolhadoras das culturas da soja, milho, sorgo, cana-de-açúcar e algodão.

Responsável: Prof. Dra. Agna Rita dos Santos Rodrigues

Descrição: O Brasil é um dos países mais expressivos em produção de soja no mundo e primeiro em exportação no mundo. É incontestável a utilização do controle químico (principalmente, inseticidas) para o controle de pragas agrícolas. Entretanto, existe a necessidade de utilização de insumos agrícolas com menor impacto ao ambiente e ao ser humano, e que permita o crescimento da produtividade. Assim, a utilização de entomopatógenos para o controle de pragas, tais como a bactéria B. thuringiensis (foco desta proposta), atende esta perspectiva. C. includens, lagarta falsa-medideira, é uma espécie polífaga com ampla distribuição geográfica. Surtos populacionais de C. includens já foram registrados em diversos estados brasileiros (principalmente no Sudeste e Centro-Oeste do País). Nas últimas safras, por apresentar prejuízos de ordem expressiva passou a ser considerada praga primária na cultura da soja. Desta forma, o objetivo desta proposta é isolar B. thuringiensis oriundos de amostras de solos e de insetos naturalmente infectados obtidos em diversas áreas do Cerrado Brasileiro com atividade inseticida contra C. includens. Como resultado desta pesquisa busca-se o desenvolvimento de coleção de bactérias voltada à atividade inseticida para praga primária da cultura da soja, mas que não se restringe a uma dada cultura agrícola ou região geográfica, além de formar recursos humanos mediante treinamento específico em área com notável desenvolvimento e fortalecer as pesquisas relacionadas com coleções de novas estirpes de B. thuringiensis em área no Brasil. Esta proposta tem caráter interdisciplinar para produção do conhecimento, envolvendo diversas áreas. (Dentre as atividades do projeto citam-se: i) coleta de amostras de estirpes de B. thuringiensis a partir de solos e insetos; ii) preservação e manutenção de Isolados de B. thuringiensis; iii) identificação dos isolados por microscopia de contraste de fase; iv) coleta, criação e manutenção dos insetos; e v) condução de bioensaios serão conduzidos para avaliar a patogenicidade dos isolados e toxicidade de isolados de B. thuringiensis a C. includens.

 

Equipe Agna Rita dos Santos Rodrigues/ Daline Benites Bottega

Início: 2015

Financiador: IF Goiano/COMIGO

12-Título: Detecção de resistência a inseticidas em pragas de importância nas culturas da soja, milho, sorgo e cana-de-açúcar.

Responsável: Prof. Dra. Agna Rita dos Santos Rodrigues

Descrição: Os complexos de lagartas dos gêneros Spodoptera, Helicoverpa e Chrysodeixis serão as principais pragas-alvo de estudos. Levantamento de resistência a inseticidas pertencentes a grupos distintos de inseticidas em uso no Brasil serão realizados para as espécies-pragas e agroecossistema de interesse. Populações provenientes de regiões representativas do Brasil serão sujeitas a bioensaios de concentração-resposta usando insetos adultos e a metodologia preconizada pelo IRAC para este fim (ver métodos no. 006, 020 e 101 - http://emethods.irac-online.org/), utilizando substrato tratado com diferentes concentrações inseticidas (além de controle não tratado). Os resultados serão sujeitos à análise de probit e estimativas toxicológicas serão feitas e utilizadas para estimativa dos níveis de resistência. Estes serão correlacionados de forma a possibilitar possíveis padrões de resistência cruzada. Também, bioensaios adicionais com as concentrações recomendadas para registro serão conduzidos, utilizando-se destas para estimar o risco de falhas de controle existente no país, mediante comparação da mortalidade obtida por cada concentração e a mortalidade mínima de controle demandada pela legislação brasileira para registro (i.e., 80% de eficiência), seguindo abordagem metodológica proposta na literatura. 

 

Equipe: Agna Rita dos Santos Rodrigues, Daline Benites Bottega e Marcio Peixoto

Início: 2015

Financiador: IF Goiano/ Grupo Gapes

13-Título: Encapsulamento de gemas de cana de açúcar visando otimização do sistema de mudas pré-brotadas.

Responsável: Prof. Dr. Aurélio Rubio Neto

Descrição: O sistema de produção de mudas pré-brotadas de cana-de-açúcar utiliza fragmentos dos colmos para brotação, ao invés de toda a parte aérea como é feita no plantio convencional, fato que representa grande economia para as usinas. Objetiva-se com este projeto desenvolver tecnologia para o encapsulamento de rebolos de cana-de-açúcar com diferentes reguladores de crescimento estimuladores da brotação e enraizamento para otimizar o sistema de mudas pré-brotadas, visando produção de mudas com melhor qualidade em menor tempo. Pretende-se determinar a melhor forma de encapsular as gemas sem que haja déficit na brotação para isso serão avaliadas diferentes cortes de rebolo e as melhores fontes e concentrações de reguladores de crescimento que estimulam enraizamento e brotação. Espera-se gerar informações científicas que contribuam para a produção de mudas por meio do encapsulamento das gemas contribuindo para a melhoria no sistema de produção de mudas pré-brotadas. Inovando o plantio das mudas pré-brotadas.

 

Docentes: Aurélio Rubio Neto/Fabiano Guimarães Silva/Lucas Anjos de Souza

Início: 2015

Financiador: IF Goiano

14-Título: Propagação in vitro de arecáceas com potencial para bioenergia.

Responsável: Prof. Dr. Aurélio Rubio Neto

Descrição: A utilização de combustíveis intensificou-se com o desenvolvimento econômico, o que permitiu a cada cidadão consumir maiores quantidades de bens manufaturados e primários. Em decorrência desta mudança de hábitos ampliou-se o consumo de combustível fóssil, que enquanto não renovável, irá se esgotar. Sob este contexto verifica-se que os biocombustíveis surgem como uma alternativa viável e promissora para o fornecimento deste padrão intensivo em energia. O intuito da proposta deste projeto é conhecer o comportamento in vitro de quatro espécies com potencial para produção de óleo para biocombustíveis, visando determinar tecnologias para a produção de mudas, tornando possível o fornecimento para implantação de novas lavouras. As espécies a serem estudadas serão: Macaúba (Acrocomia aculeata), Babaçu (Orbignya phalerata), Tucumã (Astrocaryum aculeata) e Tucumã-de-Goiás (Astrocaryum huaimi Mart.), que são apontadas como promissoras na produção de óleo. Para o desenvolvimento da presente proposta, serão avaliados a indução e crescimento in vitro de brotações por meio dos embriões zigóticos, avaliação do estímulo fotoautotrófico visando aumentar a sobrevivência das mudas durante a fase de aclimatização.

 

Equipe: Aurélio Rubio Neto/Fabiano Guimarães Silva/Giselle Camargo Mendes

Ano de início do projeto: 2015

Financiador: CNPq e IF Goiano.

15-Título: Influência do espaçamento e da população de plantas de sorgo sacarino em diferentes épocas de semeadura.

Responsável: Prof. Dr. Pablo Diego Silva Cabral

Descrição: O setor sucroenergético brasileiro vem sofrendo com a alta crescente dos custos de produção e desdobra-se para encontrar alternativas com finalidade de reduzi-los, focando principalmente em aumento de rendimentos agrícola e industrial. Nesse cenário, o sorgo sacarino apresenta-se como alternativa promissora para complementação no fornecimento de matéria-prima para indústria sucroenergética. O trabalho objetiva avaliar a interferência do espaçamento entrelinhas e população de plantas sobre a produção do sorgo sacarino em duas épocas de semeadura, safra e safrinha. Espera-se com esse trabalho verificar se o híbrido responde bem em diferentes épocas de semeio e verificar qual o melhor espaçamento entre linhas e a melhor população de plantas para atingir a melhor produtividade de biomassa, massa de caldo e Brix.

 

Equipe: Pablo Diego Silva Cabral/ Gustavo Castoldi/Renata Pereira Marques

Início: 2015.

Financiador: IF Goiano/ Nexsteppe

16-Título do Projeto: Diversidade genética, adaptabilidade e estabilidade de cultivares de sorgo sacarino em safrinha.

Responsável: Prof. Dr. Pablo Diego Silva Cabral

Descrição: O Brasil tem posição de destaque no cenário mundial como maior produtor de etanol de cana-de-açúcar, apesar disso a produção nacional é sazonal e insuficiente para atender a demanda interna. Nesse contexto, pesquisas que visem à produção de desse biocombustíveis na entressafra da cana-de-açúcar são de grande importância objetivando a diminuição da volatilidade do preço e da oferta do produto no mercado. Uma estratégia seria a utilização do sorgo sacarino para a produção de biocombustíveis na entressafra da cana-de-açúcar, pois esse utiliza basicamente os mesmos equipamentos do processamento da cana. Atualmente os poucos cultivares existentes no mercado são desenvolvidos para outros locais e, devido à interação genótipo por ambiente, a recomendação desses cultivares para a região deve ser baseada em testes de adaptabilidade e estabilidade, indicando o (s) melhor (es) cultivares para cada localidade e para a região. Assim, o objetivo da presente proposta é o de realizar análise de estabilidade e adaptabilidade agronômica e das características químicas de genótipos de sorgo sacarino e, por meio dos resultados, reankear e indicar os melhores para cada local específico e para a região sudoeste goiana. Estimar a diversidade genética entre os cultivares com a utilização de marcadores moleculares e dados fenotípicos o que, juntamente com o ranking, nos dará suporte para selecionar genótipos superiores que participaram de um sistema de cruzamento dialélico que poderá dar início a um programa de melhoramento para a cultura. Será realizado também um estudo de viabilidade econômica da incorporação no processo produtivo da cana. Espera-se, com o desenvolvimento desse, a obtenção de um pacote tecnológico para a incorporação do sorgo sacarino ao processo produtivo de etanol na entressafra da cana de forma viável às usinas

 

Docente: Pablo Diego Silva Cabral

Início: 2015

Financiador: CNPQ/SETEC

17-Título: Levantamento e manejo de biótipos de buva em áreas de produção de soja e milho RR no município de Rio Verde-GO.

Responsável: Prof. Dra. Renata Pereira Marques

Descrição: O Estado de Goiás tem se apresentado nos últimos anos como um importante colaborador na produção de grãos no cenário nacional, principalmente, soja e milho. O município de Rio Verde tem importante participação nessa produção, uma vez que produz soja RR na safra e milho RR na safrinha e ambas são culturas importantes para o Estado no cenário nacional, para a região do Sudoeste Goiano em particular. A produção de soja e milho geneticamente modificado tem limitado o controle químico de plantas daninhas nessas culturas, feito quase que exclusivamente pelo herbicida glyphosate, favorecendo, portanto, a ocorrência de resistência de plantas daninhas a esse herbicida. Nesse contexto, a buva (Conyza canadensis e C. bonariensis) são problemáticas nesta sucessão de cultura no estado de Goiás. O fluxo escalonado de emergência garante à buva a capacidade de gerar sucessivos ciclos de reinfestação durante o período da entressafra que vai da colheita do milho safrinha até o momento da semeadura da cultura da soja. Há portanto, a necessidade de novas alternativas para o manejo dessas infestantes, bem como, identificar a ocorrência de resistência às herbicidas dessas espécies no Estado de Goiás e contribuir com novas estratégias para o desenvolvimento agrícola regional.

 

Docentes: Renata Pereira Marques/ Adriano Jakelaitis

Início: 2014

Financiador: IF Goiano/FAPEG

18-Título: Determinação do potencial calorimétrico da palhada de cana-de-açúcar para a obtenção de enérgica de segunda geração.

Responsável: Prof. Dra. Renata Pereira Marques

Descrição: Em áreas de colheita mecânica de cana-de-açúcar são deixadas sobre o solo de 5 a 20 toneladas de palha por hectare. A presença de palha nos sistemas agrícolas modifica as condições químicas, físicas e biológicas do ambiente agrícola, contribuindo para a melhoria da fertilidade do solo e do desempenho das culturas. Além disso, a palhada remanescente tem potencial na cogeração de energia. O objetivo desse trabalho será determinar por meio de técnicas calorimétricas o momento ideal para o recolhimento da palhada em que o teor energético ainda encontra-se preservado, porém, parte significativa dos nutrientes já foi carreado ao solo pela água de chuva.

 

Docentes: Renata Pereira Marques/ Adriano Jakelaitis

Início: 2012

Descrição do Financiador: IF Goiano

19-Titulo:Avaliação do efeito de extratos e óleo essencial de plantas do Cerrado sobre pragas de grãos armazenados.

Descrição do Projeto: O Cerrado é o segundo maior bioma da América do Sul, ocupando cerca de 22% do território nacional, sobre os estados de Goiás, Tocantins, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Bahia, Maranhão, Piauí, Rondônia, Paraná, São Paulo, Distrito Federal, Amapá, Roraima e Amazonas, apresentando extrema abundância de espécies, abrigando 11.627 espécies de plantas nativas já catalogadas. Cerca de 220 espécies têm uso medicinal e mais 416 podem ser usadas na recuperação de solos degradados, como barreiras contra o vento, proteção contra a erosão, ou para criar habitat de predadores naturais de pragas, podendo algumas plantas ser uma alternativa para controle de insetos. È inegável a preocupação com o meio ambiente, dessa forma, observa-se o crescimento da agricultura agroecológica, visando diminuir os efeitos prejudiciais dos produtos químicos ao agroecossistema e, assim, substituí-los por métodos alternativos de controle de pragas.  Nesse contexto uma alternativa é o uso de metabólicos secundários presentes em algumas plantas, como rotenóides, piretróides, alcalóides e terpenóides, que podem interferir no metabolismo dos insetos praga. Podendo plantas nativas do Cerrado, apresentar potencial para controle de pragas. Dessa forma o objetivo é verificar espécies do cerrado com propriedades inseticidas sobre diferentes pragas, serão utilizadas para testar o potencial inseticida, realizando-se extratos com diferentes órgãos das plantas. Serão realizados testes para verificar a atividade tóxica; a repelência do inseto; efeito na eclosão de larvas ou ninfas, e na emergência dos adultos, e efeito da ingestão dos extratos e/ou óleo pelos insetos.

 

Docentes: Daline Benites Bottega/ Agna Rita dos Santos Rodrigues

Início: 2015

Financiador: IF Goiano

20-Título: Formas de Aplicação de Inoculante e seus efeitos sobre a nodulação em Plantas de Soja.

Responsável: Prof. Dr. Carlos César Evangelista de Menezes

Descrição: Atualmente, tem-se difundido a aplicação de inoculante no sulco de semeadura na cultura da soja, mas há poucas informações que dão suporte a essa prática e comprovam sua eficiência em diferentes ambientes manejados sob plantio direto. Assim, este projeto visa avaliar a viabilidade da aplicação de inoculantes na cultura da soja, via semente e sulco de semeadura, em solo já cultivado ou não com soja. Espera-se ainda que os resultados desenvolvidos com este projeto permita resultados satisfatórios na formação de nodulação em soja.

 

Equipe: Carlos César Evangelista de Menezes/ June Faria Scherrer Menezes

Início: 2007

Fonte Financiadora: Fesurv

21-Título: Boas Práticas para o uso eficiente de fertilizantes para a cultura da soja.

Responsável: Prof. Dr. Carlos César Evangelista de Menezes

Descrição: Os fertilizantes e corretivos agrícolas são os insumos mais importantes, em termos percentuais, para aumentar a produtividade das culturas. Entretanto, para promover retornos adequados sobre os investimentos, eles devem ser aplicados corretamente, de modo a atingir alta eficiência. Dentro deste contexto, o manejo adequado da fertilidade do solo é imprescindível para o sucesso da cultura da soja. Porém, um dos grandes desafios da agricultura é adequar a melhor estratégia do manejo e adubação nestas culturas, objetivando a obtenção de plantas mais produtivas e, como consequência, mais rentáveis. Este projeto visa elevar a eficiência agronômica dos fertilizantes na cultura da soja.  Além disso, este projeto visa o conhecimento da utilização do uso de fertilizantes, especialmente na cultura da soja, buscando ampliar os conhecimentos acerca do melhor manejo e nutrição desta cultura utilizando boas práticas da utilização de fertilizantes.

 

Docentes: Carlos César Evangelista de Menezes/ June Faria Scherrer Menezes

Início: 2013

Financiador: Fesurv

22-Título: Acúmulo de nutrientes e de disponibilidade e produtividade das culturas após a aplicação em longo prazo de dejetos de suínos em solos de Cerrado Brasileiro.

Responsável: Prof. Dra. June Faria Scherrer Menezes

Descrição: Aplicações de longo prazo de dejetos de suínos pode alterar o status de nutrientes e disponibilidade por meio do perfil do solo, especialmente em solos brasileiros altamente intemperizados, que apresentam pH baixo e baixa disponibilidades de nutrientes, bem como altos conteúdos de Al. Este estudo objetiva avaliar os efeitos de aplicações de longo prazo de dejetos de suínos (por 9 anos) no fósforo no solo, potássio, cobre, manganês e zinco em diferentes profundidades do solo, sobre os rendimentos de soja e milho no Cerrado brasileiro . Considerando o sistema de produção de soja e milho no solo de Cerrado, as aplicações de doses de dejetos de suínos em baixas concentrações combinados com o uso de fertilizante mineral, pode ser vantajoso para a agricultura e para o meio ambiente, pela eliminação de resíduos.

 

Equipe: June Faria Scherrer Menezes, Henrique Gualberto Vilela Penha, Carlos César Evangelista de Menezes

Início: 2008

Financiador: CNPq/FAPEMIG

23-Título: Formas de aplicação de inoculante e seus efeitos sobre a nodulação da soja

Responsável: June Faria Scherrer Menezes

Descrição: Atualmente, tem-se difundido a aplicação de inoculante no sulco de semeadura na cultura da soja, mas há poucas informações que dão suporte a essa prática e comprovam sua eficiência em diferentes ambientes manejados sob plantio direto. Objetiva-se com esse trabalho avaliar a viabilidade da aplicação de inoculantes na cultura da soja, via semente e sulco de semeadura, em solo já cultivado ou não com soja.

 

Equipe: June Faria Scherrer Menezes, Henrique Gualberto Vilela Penha, Carlos César Evangelista de Menezes

Início: 2004

Financiador: UNIRV

24-Titulo: Desenvolvimento de processos de colheita mecânica e de pós-colheita de sementes de mamona.

Responsável: Prof. Dr. Jacson Zuchi

Descrição: Este projeto visa sanar os principais gargalos para a produção de sementes de mamona em escala industrial. Dentre os aspectos técnicos mais relevantes estão à definição de um ponto de maturação da planta de mamona que permita a colheita mecânica, ou seja, ainda não se tem definições e procedimentos técnicos de cultivo da mamona que permitam uma maturação mais uniforme entre os racemos da planta. Assim, a primeira etapa do projeto dará enfoque prioritário aos aspectos agronômicos do cultivo da mamona, seja pela época de semeadura, pela densidade de plantas, bem como pela aplicação de tecnologias de manejo de herbicidas para uniformizar a maturação das sementes e assim possibilitar a colheita mecânica. Neste mesmo sentido, será realizado um experimento para simulação de diferentes velocidades do sistema de trilha das colhedoras mecânicas disponíveis no mercado, bem como o desenvolvimento de mecanismos operacionais que permitam maior eficiência de trilha e menor grau de danos mecânicos nas sementes. A segunda etapa do projeto consistirá na simulação, em nível experimental, de linhas de beneficiamento para sementes de mamona, buscando definir qual a sequência mínima de equipamentos necessários em uma unidade de beneficiamento de sementes que permita um aprimoramento das características de qualidade de um lote, bem como identificar os mecanismos operacionais necessários para minimizar a incidência de danos mecânicos no tegumento das sementes, haja vista a grande sensibilidade destas aos impactos físicos, pela presença de uma cavidade de ar entre o tegumento e o endosperma.Este projeto é de suma importância para o setor empresarial. Um dos primeiros aspectos é a necessidade de pesquisas e instituições que apoiem as empresas a conseguirem viabilizar o processo produtivo de mamona em maior escala, bem como a escassez de soluções técnicas integradas entre os diferentes elos da produção. Ou seja, existe uma grande quantidade de conhecimentos técnicos gerados pelas diferentes instituições de pesquisa e ensino do Brasil, entretanto estas informações estão disponíveis de maneira isolada, o que dificulta a aplicação destas soluções tecnológicas.Existem enormes oportunidades para o cultivo desta oleaginosa na região dos cerrados brasileiros, principalmente na época da safrinha, quando a pluviosidade é baixa e sem tem a necessidade de encontrar alternativas economicamente viáveis para os produtores da região. Em adendo a esses fatores, a região dos cerrados de menor latitude não tem a possibilidade de realização de safrinha e este fator restringe a possibilidade de cultivo desta oleaginosa, pois existem outros cultivos mais viáveis.

 

Equipe: Jacson Zuchi/Aurélio Rubio Neto

Início: 2014

Financiador: MCTI/SETEC/CNPq

25-Título: Qualidade e propriedades físicas de sementes de mamona sob diferentes métodos de colheita e sob criopreservação.

Responsável: Prof. Dr. Jacson Zuchi

Descrição: A mamona é uma oleaginosa de expressivo valor econômico, seu óleo é utilizado nas mais variados segmentos, porém a desuniformidade de maturação dos cachos acarreta em prejuízos na colheita e por meio de danos nas sementes, com isso, objetiva-se avaliar a qualidade e as propriedades físicas de sementes de mamona (Ricinus communis) colhidas sob diferentes métodos e sob criopreservação. Será utilizado sementes de 5 genótipos de mamona produzidos pela Empresa Sementes Goiás, localizado no Município de Rio Verde - GO, e será conduzido no Laboratório de Sementes e no Laboratório de Pós-Colheita de Produtos Vegetais do Instituto Federal Goiano – IF Goiano – Campus Rio Verde. Serão testados sementes oriundas da colheita mecânica e colheita manual, após cada operação de colheita, serão realizadas coletas de amostras de sementes, as quais serão analisadas e avaliadas, segundo seus atributos e características de qualidade, bem como por meio de avaliações de propriedades físicas, entre essas a porosidade intergranular, a massa específica aparente e unitária, a contração volumétrica da massa e a velocidade terminal; e de qualidade fisiológica das sementes, entre essas a germinação, o índice de velocidade de germinação, a emergência, o índice de velocidade de emergência, o teste de envelhecimento acelerado, o teste de frio, a condutividade elétrica e a morfologia interna das sementes pelo método de análise de imagens de raios X. O delineamento experimental para o experimento 1 (Propriedades físicas das sementes) e para o experimento 2 (Qualidade de sementes segundo o método de colheita) será inteiramente casualizado, em esquema fatorial 2x5 (métodos de colheita x genótipos), com quatro repetições. Para o experimento 3 (Criopreservação de sementes de mamona), o delineamento experimental será inteiramente casualizado, em esquema fatorial 5 x 2 x 3 (genótipo x crioprotetor x método de descongelamento). Os dados serão tabulados e submetidos à análise de variância e ao Teste de F. A comparação de médias será realizada pelo Teste de Tukey, a 5% de significância. Para tanto, busca-se definir o melhor método de descongelamento e tipo de crioprotetor para criopreservação de sementes de mamona; obter informações sobre o desempenho fisiológico e propriedades físicas de sementes de mamona, sob diferentes métodos de colheita; caracterizar os danos causados pelos diferentes métodos de colheita; evidenciar os efeitos da colheita por meio do teste de Raios-X.

 

Equipe: Jacson Zuchi/ Juliana de Fátima Sales

Início: 2015

Financiador: Proppi IF Goiano/ Sementes Goiás/Alimentos

Diversidade genética, adaptabilidade e estabilidade de cultivares de sorgo sacarino em safrinha.

Descrição do Projeto: O sorgo sacarino para a produção de biocombustíveis na entressafra da cana-de-açúcar, utiliza basicamente os mesmos equipamentos do processamento da cana. Atualmente os poucos cultivares existentes no mercado são desenvolvidos para outros locais e, devido a interação genótipo por ambiente, a recomendação desses cultivares para a região deve ser baseada em testes de adaptabilidade e estabilidade, indicando o(s) melhor(es) cultivares para cada localidade e para a região. Assim, o objetivo da presente proposta é o de realizar análise de estabilidade e adaptabilidade agronômica e das características químicas de genótipos de sorgo sacarino e, por meio dos resultados, reankear e indicar os melhores para cada local específico e para a região sudoeste goiana. Estimar a diversidade genética entre os cultivares com a utilização de marcadores moleculares e dados fenotípicos o que, juntamente com o ranking, nos dará suporte para selecionar genótipos superiores que participaram de um sistema de cruzamento dialélico que poderá dar início a um programa de melhoramento para a cultura. Será realizado também um estudo de viabilidade econômica da incorporação no processo produtivo da cana.

​

Docente: Pablo Diego Silva Cabral

Edital 017/CNPq/n° 468406/2014-0

Isolamento de Estirpes de Bacillus thuringiensis (Berliner 1911) para o Controle de Chrysodeixis includens (Walker) (Lepidoptera: Noctuidae)

Descrição do Projeto: a presente proposta de projeto visa o isolamento de B. thuringiensis, provenientes de amostras de solos e de insetos naturalmente infectados coletados em áreas do Cerrado Brasileiro com atividade inseticida para C. includens, praga de importância agrícola na cultura da soja. Caracterização parcial de B. thuringiensis será conduzida através de microscopia de contraste de fase. Posteriormente, testes de patogenicidade com lagartas de C. includens serão realizados, utilizando os isolados de Bacillus isolados. Aqueles isolados com média a alta atividade serão utilizados em bioensaios de suscetibilidade para estimar os parâmetros de curva de concentração- mortalidade. Assim, os dados gerados com a pesquisa constituirão um banco de isolados de B. thuringiensis com atividade inseticida contra C. includens.

 

Docente: Agna Rita dos Santos Rodrigues

Edital 017/CNPq/n° 468198/2014-8

Desenvolvimento de máquina extratora de sementes para produção sustentável de mudas de macaúba

Descrição do Projeto: A macaúba pertencente à família das Arecaceaes destaca-se por suas inúmeras utilidades, sendo a mais promissora, seu potencial oleaginoso e produtivo. Portanto, a elaboração de uma máquina extratora de sementes para um processo de produção de mudas de macaúba em larga escala torna-se imprescindível. A máquina extratora de sementes utilizará o subproduto desse processo para a produção de um substrato de boa qualidade física e nutricionalmente rico. Tornando assim, esse processo sustentável, viável e passível de utilização pelos agricultores familiares, melhorando o desempenho social e ambiental.

 

Docente: Aurélio Rubio Neto/João das Graças Santana

Edital 017/CNPq/n° 468500/2014-6

Desenvolvimento de equipamento de pulverização acoplado à colheitadeira de cana-de-açúcar

Descrição do Projeto: Em áreas de colheita mecânica de cana-de-açúcar são deixadas sobre o solo de 5 a 20 toneladas de palha por hectare. A presença de palha nos sistemas agrícolas modifica as condições químicas, físicas e biológicas do ambiente agrícola, contribuindo para a melhoria da fertilidade do solo e do desempenho das culturas. No entanto, afeta de modo relevante a eficiência do controle químico de plantas daninhas, pois, atua como uma barreira e intercepta a calda de herbicidas.

Dessa forma, o objetivo desse projeto será desenvolver um protótipo de colheitadeira que possua acoplado a si uma barra de pulverização, que permita que no momento da colheita e antes que a palha caia sobre o solo, a calda de herbicida já seja pulverizada diretamente sobre o solo.

​

Docentes: Renata Pereira Marques/ João Cleber Modernel da Silveira

Please reload

bottom of page