top of page

O IF Goiano recebeu na terça-feira, 25/11, escritura de doação de terreno de seis hectares para a construção da Unidade Rede Arco Norte/Agrocombustíveis. A área foi doada pela Prefeitura Municipal de Rio Verde, com o intuito de estimular a pesquisa aplicada e de inovação no município.

 

25/11/2014

Foi realizada na manhã desta quarta-feira, 3, a abertura oficial do 3º Bioprospectar. O evento, que desde 2012 faz parte do calendário oficial do Câmpus Rio Verde – e conta com a chancela e o aporte financeiro da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg) e IF Goiano.

Professores da Rede Arco Norte/Agrcombustíveis reúnem-se com o setor produtivo (Usina Rio Verde) para planejamento de propostas a serem desenvolvidos em 2015.

Professores da Rede Arco Norte/Agrcombustíveis visitam Câmpus de Ribeirão Preto da USP para consolidar parcerias em pesquisas sobre o efeito de Mudanças Climáticas nas principais culturas do Brasil com o professor Carlos Alberto Martinez Y Huaman e pesquisas em Genética e Melhoramento com a professora Ana Lilia Alzate-Marin

 

17/11/2014

Professores da Rede Arco Norte/Agrcombustíveis aprovam projetos de pesquisa no edital 017 do CNPq.

 

 

Gustavo Castoldi -

 

"Otimização e difusão de tecnologias para inclusão de plantas de cobertura em sistemas de produção de grãos do Sudoeste Goiano"

 

Alaerson Geraldine Maia/Gustavo Castoldi -

 

"Estabelecimento de protocolo para sistema de alerta para mofo-branco em lavouras de soja"

 

Agna Rita dos Santo Rodrigues - 

 

"Isolamento de Estirpes de Bacillus thuringiensis (Berliner 1911) para o Controle de Chrysodeixis includens"

 

Pablo Diego Cabral -

 

"Diversidade genética, adaptabilidade e estabilidade de cultivares de sorgo sacarino em safrinha"

I Minicurso sobre “Manejo de Resistência a Inseticidas” é um evento realizado pela Rede Arco Norte e Instituto Federal Goiano.

 

 

O Minicurso será ministrado pela professora do IF Goiano/Rede Arco Norte, Dr. Agna Rita dos Santos Rodrigues, no Auditório da DPPG do IF Goiano – Câmpus Rio Verde, nos dias 23 e 24 de fevereiro de 2015.

 

Clique aqui para ver a Programação

Nessa Quinta-Feira (19/02), o SESI SENAI unidade de Rio Verde, recebeu os professores Rede Arco Norte e IF Goiano para fortalecer parcerias nos projetos de pesquisa envolvendo Mecanização Agrícola, Engenharia de alimentos e meio ambiente.

Encerrou-se nesta terça feira (24/02), com 13 participantes o I Minicurso sobre manejo de Resistência a Inseticidas. O evento foi organizado pela Rede Arco Norte/Polo de Inovação do IF Goiano e contou com o apoio da DPPG, DIREX do IF Goiano - Câmpus Rio Verde, IHARA Brasil e do Comitê Brasileiro de Ação à Resistência de Inseticidas (IRAC-BR). 

A pesquisadora da Rede Arco Norte, Agna Rita dos Santos Rodrigues, teve sua biografia selecionada e publicada no Marquis Who's Who in the World® 2015 (32º Edição), pela significativa contribuição na pesquisa científica com foco em Inimigos naturais e Resistência a Inseticidas.

02/05/2015

Professores da Rede Arco Norte/Agrocombustíveis aprovam bolsas de Iniciação Científica na FAPEG com os projetos intitulados "Isolamento de cepas de Bacilus thurigiensis (Berliner 1911) para o controle de Chysodeixis includens (Walker) (Lepdoptera:Noctuidae)" e "Estímulo do comportamento fotoautotrófico in vitro em plantulas de croada (Mouriri elliptica Mart.), uma espécie medicinal e nativa do cerrado".

 

Acesse o resultado aqui

01/05/2015

O Comitê Brasileiro de Ação à Resistência de Inseticidas (IRAC-BR) destaca artigo publicado pela pesquisadora da Rede Arco Norte Agna Rita dos Santos Rodrigues no Crop Protection em Janeiro de 2015 - Resistance in field populations of Tetranychus urticae to acaricides and characterization of the inheritance of abamectin resistance. Este artigo foi resultante de projeto de Iniciação Científica com colaboração desta pesquisadora. A pesquisa indicou resistência cruzada entre abamectina e milbemectina, bem como resistência autossomal, incompletamente dominante e polifatorial. Estas informações são de suma importância visando o manejo de resistência da praga.

 

 

Veja o Artigo

02/05/2015

Encerrou-se no último dia 12 o IV Bioprospectar, evento realizado com o Apoio dos Pesquisadores/Professores da Rede Arco Norte/Polo de Inovação.

 

Esse ano o evento abordou os temas de bioenergia e produção de grãos, proporcionou espaços de discussões e permitiu pesquisadores, professores e estudantes de graduação e pós-graduação o acesso a informações recentes sobre os temas.

15/08/2015

O Comitê Brasileiro de Ação à Resistência de Inseticidas (IRAC-BR) destaca artigo publicado pela pesquisadora da Rede Arco Norte Agna Rita dos Santos Rodrigues no Journal of Economic Entomology em Fevereiro de 2015 - Lambda-Cyhalothrin Resistance in the Lady Beetle Eriopis connexa (Coleoptera: Coccinellidae) Confers Tolerance to Other Pyrethroids. Este artigo foi resultante de dissertação de mestrado co-orientada por esta pesquisadora. Esta pesquisa indicou que a resistência da joaninha predadora Eriopis connexa à lambda-cialotrina confere resistência cruzada a outros inseticidas piretroides. Além disso, a população resistente tem sobrevivência e produção de ovos diferencial quando expostas a plantas tratadas com os produtos. Isso é importante para a preservação da população de predadores em áreas de produção de algodão.

Veja o Artigo

02/05/2015

Dia de campo realizado pela Agrex, em maio de 2015, promoveu integração dos professores com produtores rurais vinculados ao GAPES. Na ocasião foi demonstrado o potencial produtivo de diversas cultivares de milho utilizadas na região centro-oeste.

 

 

 

 

 

.

 

 

 

 

 

 

02/09/15

Professores da Rede Arco Norte reúnem-se com produtores rurais ligados ao Gapes e participam da divulgação a instalação de equipamentos para produção de Bacillus spp. visando o controle de pragas, doenças e estimular a fixação de nitrogênio.

24/08/15

A docente Giselle ficou nos Estados Unidos entre entre os dias 8 de agosto a 10 de setembro de 2015 na Texas A &M University, Departamento de Plant Pathology, na cidade de College Station - Texas - Estados Unidos, a fim de dar prosseguimento a pesquisa sobre os mecanismos moleculares da resposta imune à infecção bacteriana em plantas deArabidopsis thaliana, pesquisa esta iniciada durante o Pós-Doutorado da docente nesta mesma Instituição.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

29/09/15

O Centro Acadêmico do Curso de Agronomia do IFGoiano, Câmpus Rio Verde, juntamente com as professoras da Rede Arco Norte, Agna Rita Santos Rodrigues e Renata Pereira Marques, ofereceram na 4ª Semana Agronômica do IFGoiano minicursos de  Controle Biológico de Pragas e Biologia e Manejo de Plantas Daninhas.

 

 

 

 

 

.

 

 

 

 

 

 

02/09/15

A Pesquisador/Professora Renata Pereira Marques proferiu a palestra intitulada na Universidad de Buenos Aires"Aspectos ecológicos de la resistencia de las malezas" e apresentou os seguintes artigos no XXII Congreso Latinoamericano de Malezas (ALAM) y I Congreso Argentino de Malezas (ASACIM).

 

"Uso do saflufenacil em pós-emergência para o controle de Ipomoea grandifolia na presença e ausência de chuva e palhada"

 

"Uso do saflufenacil em pós-emergência para o controle de Euphorbia heterophylla na presença e ausência de chuva e palhada"

 

Além de apresentar resultados de suas pesquisas a docente intensificou parcerias entre a Rede Arco Norte e os pesquisadores da Universidade Federal de Buenos Aires que atuam na Ciência das Plantas Daninhas, bem como com representantes de empresas como a Nufarm e Stoller.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

10/09/15

Docentes da Rede Arco Norte participaram do Research Connect, worksop ministrado pelo Conselho Britânico, com intuito de ampliar o desenvolvimento profissional de pesquisadores e desenvolver habilidades de comunicação científica, visando melhorar a capacidade de captação de recursos dos pesquisadores.

 

Leia mais:

 

Reportagem completa clicando aqui

31/09/15

O Câmpus de Rio Verde (GO) do Instituto Federal Goiano recebeu, no dia 29 de setembro, o Programa de Aplicação Responsável, desenvolvido pela Dow AgroSciences em parceria com a Universidade Estadual Paulista (UNESP) de Botucatu para disseminar as Boas Práticas Agrícolas.

 

 

Veja a matéria na íntegra clicando nos links abaixo:

 

 

http://www.revistaplantar.com.br/noticia

 

http://www.grupocultivar.com.br/noticia

 

http://www.unesp.br/portal/noticia/

29/09/15

A docente da Rede Arco Norte, Giselle Camargo Mendes participou do evento TOUR OF BRAZIL realizado 17 de setembro 2015 em Goiânia. O evento foi promovido pela Embaixada da Bélgica no Brasil com o apoio da Delegação da União Europeia, o B.Bice + e EURAXESS, juntamente com as instituições locais, como a Federação das Indústrias do Estado de Goiás - FIEG e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado - FAPEG. O evento foi dedicado a pesquisadores Europeus e Brasileiros com perfil a inovação nas áreas de Logística, Tecnologia Agroalimentar e, com uma ênfase especial em colaboração com o setor privado.

 

Leia mais: http://www.b-bice-plus.eu/tag/tour-of-brazil-events/

 

17/09/15

O docente Mayker Lazaro Dantas Miranda do Instituto Federal Goiano/Polo de Inovação em conjunto com outros pesquisadores da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul tem trabalho aprovado no congresso internacional da área de produtos naturais - 5th BRAZILIAN CONFERENCE ON NATURAL PRODUCTS (BCNP).

 

Título do Trabalho Aprovado: Chemical Constituents of Vernonia rubricaulis Humb leaves. & Bonpl. (Asteraceae).

30/10/15

O pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento do College Meirion Dwyfor, do País de Gales, Aled Jones Grifith, esteve no Instituto Federal Goiano (IF Goiano) esta semana conhecendo a Instituição e Pesquisas dos docentes da Rede Arco Norte e Instituto Federal Goiano

 

 

 

Leia mais:

 

 

 

Reportagem completa clicando aqui

10/10/15

Nesta sexta feira (15/10) professores da Rede Arco Norte, estiveram no IFSP, Câmpus Matão para estabelecer parceria na área de química com o professor Dr. Danilo L. Flumignam. Na ocasião foi apresentado todo o potencial do Câmpus Matão, em especial nas análises química de biocombustíveis.

16/10/15

Gustavo Castoldi participou do evento International chamado "Synergy in Science: Partnering for Solutions" em Minneapolis, MN, apresentando o trabalho intitulado “Nitrate Leaching in Brazilian Cropping Systems without Nitrogen Fertilization". No evento teve a oportunidade rever seu ex-orientador e co-autores do trabalho, intensificando parcerias da Rede Arco Norte.

 

 

Confira o abstract clicando aqui

 

23/11/15

Fabiano G. Silva e Aurélio Rubio Neto participaram do VI International Conference on Environmental, Industrial and Applied Microbiology, apresentando os trabalhos intitulados “Assessment of functional traits in the assemblage of endophytic fungi of Anacardium othonianum Rizzini”, “Isolation and genetic characterization of bacteria and endophytic and rhizosphere fungi of Butia archeri

Glassman” e “Functional traits of endophytic and rhizosphere fungi and bacteria of Butia archeri Glassman roots”.

 

03/11/15

Na última semana, o Ministério da Agricultura repassou o montante de R$ 750.000,00 para Rede Arco Norte/Polo de Inovação em Bioenergia e Grãos. Somado ao valor já disponibilizado pela SETEC/MEC, correspondente a R$ 3.950.000,00, chegamos a R$ 4.700.000,00 após dois anos do Projeto.

 

Leia a notícia clicando aqui

 

01/12/15

Ensaios da pesquisadora Renata Pereira Marques com herbicidas aplicados em pré-emergência em soja para o controle de sementeiras na cultura, juntamente com a Nufarm Brasil são avaliados por meio das imagens realizadas com VANT. Esse trabalho vem sendo realizado em parceiria com o pesquisaor/professor Alaerson Maia Geraldine.

 

 

16/02/16

Após período de seca nos estágios iniciais, a soja agora recebe grande quantidade de chuva nesse início de dezembro. Com 146mm acumulados desde 01/12/15, as principais doenças da soja começam a preocupar os produtores do Sudoeste Goiano. Entre as registradas temos: Rhizoctonia, Crestamento bacteriano, Mofo-branco e Macrophomina.

 

 

13/12/2015

O VANT- Veículo Aéreo Não Tripulado da Rede Arco Norte/Polo de Inovação em 2 meses já completou 20 voos em áreas experimentais e de produção de soja com objetivo de adequar metodologias para auxiliar os produtores rurais no manejo de fitopatógenos. As perspectivas para utilização de VANT na agricultura são grandes, entretanto a falta de metodologias apropriadas ainda é um dos fatores limitantes à utilização desta tecnologia.

 

30/01/2016

O VANT (Veículo Aéreo Não Tripulado) da Rede Arco Norte/Polo de Inovação fez voo teste em área experimental do Instituto Federal Goiano - Câmpus Rio Verde a 105 m de altura e GSD de 3,5 cm/pixel em 50 ha. Deste voo foram capturadas 103 fotos que foram convertidas em uma única foto denominada Mosaico de Orfotos. Através da obtenção de ortofotos geograficamente referenciadas é possível identificar áreas de cultivo que apresentam problema no crescimento das plantas "reboleiras", plantas daninhas, falhas de plantio e que podem auxiliar na agricultura de precisão. Portanto a grande vantagem do VANT é a precisão com que se pode detectar e monitorar grandes áreas quase que em tempo real.

 

13/12/15

Pesquisadores da Rede Arco Norte / Polo de Inovação participaram do evento comemorativo dos 100 anos da Academia Brasileira de Ciências, realizado nos dias 18 e 19/04, em Goiânia. O evento – organizado pela FAPEG, UFG e IF Goiano – contou com palestras, painéis e debates acerca do tema ‘A PESQUISA NA AGRICULTURA: Implicações para a Sustentabilidade e a Segurança Alimentar Global’.

(12/04/2016)

O pesquisador Gustavo Castoldi, da Rede Arco Norte/Polo de Inovação, participou nos dias 17 a 19 de maio, em Campinas (SP), do workshop de lançamento do projeto NUCLEUS: A virtual joint centre to deliver enhanced Nitrogen Use Efficiency via an integrated soil-plant systems approach for the Uk & Brazil.

O pesquisador integra a equipe do Estado de Goiás, que é liderada pela pesquisadora Dra. Mellissa Ananias Soler da Silva, da Embrapa Arroz e Feijão, e conta ainda com a professora Dra. Virginia Damin, da EA/UFG. Como líderes, o projeto tem os professores Sasha Mooney (University of Nottingham) e Ciro A. Rosolem (Faculdade de Ciências Agronômicas da UNESP), e conta ainda com outros pesquisadores de renomadas instituições do Brasil (IAC, USP, UNOESTE e UEMA) e da Inglaterra (Bangor University, Aberdeen University e Rothamsted Research Center).  

O projeto NUCLEUS foi recentemente aprovado na chamada Virtual Joint Centres in Agricultural Nitrogen, financiada pela parceria entre o Newton Fund e o CONFAP (Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa), de modo que a FAPEG é financiadora das atividades a serem desenvolvidas pelos pesquisadores do Estado de Goiás. O projeto objetiva, por meio do trabalho conjunto entre o Reino Unido e o Brasil, buscar conhecimentos mais refinados sobre a dinâmica do N nos sistemas de produção, bem como tecnologias e estratégias que possam ser utilizadas a fim de melhorar a eficiência de uso deste nutriente nas mais variadas atividades agrícolas.

Um website do projeto NUCLEUS será disponibilizado em breve, onde todos os avanços e atividades do mesmo poderão ser acompanhados.

Âncora 1

IF Goiano na Tecnoshow COMIGO 2016: Exposição de Pragas e Doenças Fitossanitárias.

Esta atividade visou apresentar as principais pragas e doenças das culturas da soja e milho. Visou também consolidar a parceria entre IF Goiano e COMIGO, possibilitando a criação de novas interações e divulgar para a sociedade em geral os principais resultados dos projetos desenvolvidos pelos pesquisadores da Rede Arco Norte / Polo de Inovação do IF Goiano. Concomitantemente promover a formação de recursos humanos na área de Entomologia e Fitopatologia, em consonância com as demandas e necessidades tecnológicas da cadeia produtiva agropecuária.

(11/04/2016)

bottom of page