O Programa de Pós-Graduação profissional em Olericultura tem por objetivo oferecer aos profissionais ligados a área de Ciências Agrárias, especialmente os agrônomos que encontram-se inseridos no mercado de trabalho e que estão a frente das cadeias produtivas do segmento de hortaliças, formação de alto nível, possibilitando integrar conhecimentos teóricos e práticos relativos ao sistema produtivo de hortaliças. Proporcionar a formação de profissionais capacitados para atuarem nas diversas áreas deste segmento. Assim, visamos suprir a carência de pessoal qualificado na área de olericultura, especialmente na região do cerrado, para atender as necessidades e potencialidades das diversas indústrias instaladas nessa região.
A proposta do programa de Mestrado Profissional em Olericultura é baseado nas linhas de pesquisa de
Sistemas de produção em hortaliças e Manejo fitossanitário em hortaliças. Busca desenvolver pesquisas relacionadas à avaliação e/ou desenvolvimento de tecnologias e produtos que visem de maneira sustentável solucionar os principais problemas da produção de hortaliças no contexto da região do cerrado.
A seleção para ingresso é composta de Entrevista, Análise de Curriculo Lattes, Análise de Projeto e sua defesa.
O coordenador do curso é o Dr. Adelmo Golynski. O curso possui conceito 3 - Capes e duração de 24 meses. As aulas são ministradas 1 semana por mês, de Segunda a Sexta, das 7h às 17h. Os créditos são compostos de xx mais 2 do seminário e da dissertação, totalizando xx créditos.

Apresentação
Áreas de concentração e Linhas de Pesquisa

Sistemas de produção em olerícolas
Envolve o desenvolvimento de pesquisas, processos ou produtos tecnológicos relacionados aos sistemas produtivos de hortaliças, englobando o manejo do solo e da água, a nutrição mineral das plantas, os tratos culturais e a colheita.

Manejo fitossanitário em olerícolas
Desenvolver projetos de pesquisas relacionadas ao manejo fitossanitário por meio da identificação, caracterização e desenvolvimento de medidas, que com o mínimo de impacto ambiental, possam minimizar os prejuízos decorrentes da infestação por plantas daninhas e pelo ataque de insetos pragas e microrganismos patogênicos
Corpo Docente

Prof. Adelmo Golynski
Doutor em Produção Vegetal (Concentração: Fitotecnia - Manejo e Tratos Culturais) pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (2009). Atualmente é professor do Instituto Federal Goiano Campus Morrinhos. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Economia Rural, atuando principalmente nos seguintes temas: agronegócio, comercialização, tomate, desenvolvimento econômico regional.

Prof. Adriano Perin
Doutor em Fitotecnia pela Universidade Federal de Viçosa. Atualmente é professor do Instituto Federal Goiano Câmpus Rio Verde. Professor de culturas anuais. Co-orientador no Curso de Pós-Graduação em Agromomia: Ciência do Solo (Mestrado e Doutorado) na UFRRJ e Pós-Graduação em Agronomia (Mestrado e Doutorado) na UNESP-Ilha Solteira. Em suas atividades profissionais interagiu com 240 colaboradores em co-autorias de trabalhos cintíficos. Consultor "ad hoc" da Revista Biosciense Journal, Scientia Agraria, Revista Universidade Rural Série Ciências da Vida, Agrarian e Global Science and Technology.

Prof. Alexandre Igor de Azevedo Pereira
Doutor em Entomologia pela Universidade Federal de Viçosa. Professor do Instituto Federal Goiano desde 2010. Áreas de interesse científico: (1) Controle Biológico de Insetos por Predadores e Parasitóides; (2) Captura, Monitoramento e Biodiversidade de Symphyta Neotropicais; (3) Ecologia e Comportamento de insetos e (4) Técnicas sustentáveis de produção de hortaliças no Cerrado goiano.
Coordenação

Possui graduação em Licenciatura em Ciências Agrícolas pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2001). Mestrado em Produção Vegetal pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (2004) e doutorado em Produção Vegetal pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (2009).
Atualmente é professor do Inst i tuto Federal Goiano Campus Morrinhos. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Economia Rural, atuando principalmente nos seguintes temas: agronegócio, comercialização, tomate, desenvolvimento econômico regional